Participe do VII CONGRESSO UFABC
7º Congresso da Universidade Federal do ABC:
23, 24 e 25 de setembro
Confira a programação abaixo e participe!
VII Congresso UFABC
De 23 a 25 de setembro de 2025.
Os debates propostos nesta edição convidam à reflexão coletiva sobre aspectos relacionados tanto à realidade local e regional da Universidade quanto aos desafios e perspectivas do ensino superior público brasileiro.
Os temas que atravessam este sétimo Congresso são transversais e estruturantes, abordando a Universidade pública a partir do pressuposto de sua autonomia como um laço essencial. Destacamos ainda seu papel como protagonista na oferta de ensino de excelência; na produção e disseminação de conhecimento científico e tecnológico; nas práticas cotidianas de extensão e inovação; no compromisso com a integridade e a prestação de contas à sociedade; e, sobretudo, na formação crítica, inclusiva e diversa, ancorada em preceitos democráticos, de cidadãs e cidadãos aptos a atuar como agentes transformadores da sociedade, preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma sustentável.
Desejamos que apreciem toda nossa programação, que também estará integralmente disponibilizada no canal da UFABC no YouTube.
O VII Congresso da UFABC ocorrerá de 23, 24 e 25 de setembro. Confira a programação e participe! Nos dias do evento, haverá credenciamento para emissão de certificado de participação.
Programação
Dácio Roberto Matheus, João Carlos Salles, Mônica Schröder
O futuro da pós-graduação brasileira e sua articulação com a graduação e a extensão nas Universidades
Na mesa “O futuro da pós-graduação brasileira e sua articulação com a graduação e a extensão nas Universidades” será discutida a necessidade de integrar a pesquisa na pós-graduação com a graduação e a extensão visando à formação de profissionais mais flexíveis, dinâmicos e que dialoguem com as demandas sociais do mundo contemporâneo. O debate apontará para um modelo no qual as diferentes esferas do conhecimento se complementem para impulsionar a inovação e o impacto social.

Antonio Gomes de Souza Filho, Charles Morphy Dias dos Santos, Fernanda Cardoso, Katiuscia Vargas, Lana Nascimento
15 anos do PNAES: do Programa à Política de Assistência ao Estudante – Desafios para a regulamentação e implementação dos instrumentos previstos
Trajetória do programa desde sua criação, abordando avanços, consolidação, mudanças institucionais e impactos percebidos e apresentando problemas persistentes, lacunas, e perspectivas de melhoria ou reformulação com a nova Lei.

Carolina Moutinho Duque de Pinho, Lucia Campos Pellanda, Rosana de Carvalho Dias, Sandro Augusto Silva Ferreira
Governança Pública Organizacional: Controle externo e a relação com a Universidade
A mesa propõe discutir os desafios da governança pública nas universidades, com foco na atuação do controle externo. Busca refletir sobre o equilíbrio entre autonomia universitária, transparência e responsabilidade na gestão, além de promover o diálogo entre instituições de ensino e órgãos de controle para fortalecer uma governança mais eficiente, ética e colaborativa.

Bruno Dantas Faria Affonso, Jeferson Alves dos Santos, Sara Cid Mascareñas Alvarez, Vanessa Cervelin Segura
20 Anos da Lei da Inovação: Avanços, Desafios e Perspectivas
Debater os avanços proporcionados pela legislação, os desafios persistentes em sua implementação e as perspectivas futuras para o fortalecimento da interação entre universidades, empresas e governo. Além disso, a mesa se propõe a analisar o avanço da inovação no Brasil, destacar experiências regionais e a articulação com políticas industriais e de desenvolvimento sustentável.

Ana Lúcia Vitale Torkomian, Fábio Danilo Ferreira, Ricardo Magnani, Wagner Alves Carvalho
Consolidação e perspectivas de ampliação dos campi da UFABC
O propósito desta atividade é atualizar a comunidade universitária sobre as obras da universidade em andamento e as já planejadas, e apontar as perspectivas de ampliação, não só considerando o PAC do Governo Federal (em execução), mas também eventuais oportunidades de doações de terrenos ou edifícios por parte das Prefeituras Municipais em articulação com a SPU. Na mesa, estarão o reitor Dácio, o Superintendente de Obras da universidade (Lucas Torin) e Celso Santos Carvalho, representando a SPU-SP.

Celso Santos Carvalho, Dácio Roberto Matheus, Lucas Ribeiro Torin